terça-feira, 10 de agosto de 2010

O que é saudade pra você?



Isso também acontece com você?

As vezes bate um não-sei-o-que no peito...algo que você não consegue definir?

Depois de passar por isso várias vezes...(acho que a vida toda, na verdade!)

Deduzi que isso devia ser saudade...

Então tentei definir e colocar em palavras essa estranha sensação...não tive grande êxito,devo admitir...

Então pensei...Será que alguém já tentou isso também?

Provavelmente sim...

Resolvi começar minha busca pelo tradicionalíssimo dicionário...e vi que lá a definição era a seguinte...:

s.f. Recordação suave e melancólica de pessoa ausente, local ou coisa distante, que se deseja voltar a ver ou possuir. / Nostalgia...

Achei até bem sensato o conceito...mas, sabe?
Não me convenceu... como saudade é mais sensação do que lógica...

Resolvi verificar o que grandes poetas disseram ao longo dos séculos sobre o que era isso afinal, nesse busca encontrei definições desse tipo:

Mário Prata definiu como:

Saudade é quando o momento tenta fugir da lembrança para acontecer de novo e não consegue.

Rubem Alves disse:

A saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar.

Gostei muitíssimo da definição de Carlos Drumond de Andrade...

Sentimos saudade de certos momentos da nossa vida e de certos momentos de pessoas que passaram por ela.

Mas, ninguém se igualou a Gerson Borges...um cara incrível (verdadeiro poeta) que tive o privilégio de ver e ouvir dia desses.

Ele não conceituou exatamente saudade, mas disse algo que me marcou...ele disse que quando assiste um noticiário...lê o jornal e vislumbra tanta dor e sofrimento que o mundo tem vivenciado...

...sente saudades do céu...


Me perguntei então...como sentir saudade de algo que ainda não vivemos??

E Deus me respondeu a essa indagação somente com a eloquência do silêncio do seu infinito amor...

Sei que parece confuso...

E é!!!

Não consigo colocar em palavras minha resposta,sabe??!!!
É como se a resposta fosse a junção de todos os conceitos, saudade dos amigos,dos amores, das experiências vividas e o algo mais dito por Deus...(que completa absolutamente tudo!)

É só uma certeza...uma constatação...

Mas, Deus O sabe...

E isso para mim...é bem mais do que o suficiente!!


A minha alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo. Salmos 84:2





Rejane Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário